
GRAMADO SUMMIT
IA e otimização para capacitar mulheres empreendedoras. A atuação feminina no mundo dos negócios foi tema frequente no evento, onde startups utilizam a tecnologia como ferramenta para auxiliar empresárias
Empreendedorismo feminino e representatividade. Esses foram alguns dos temas que mais reverberaram nos três dias da Gramado Summit 2025, que ocorreu de quarta a sexta-feira, na Serra. E as startups não ficaram de fora, como a B2Ella Hub e a SouMei Delas, ambas de Caxias do Sul, que foram criadas para oferecer suporte para mulheres que desejam iniciar seus negócios.
A B2Ella Hub, das empresárias Patrícia Janczak e Viviane Barbosa, tem o objetivo de prestar consultoria com a ajuda de inteligência artificial, que compila os dados da interessada a partir de perguntas sobre os negócios.
- A gente criou uma jornada para ajudar as empreendedoras a usar IA porque a gente percebe que as mulheres têm mais resistência a utilizar a ferramenta. Então, criamos algo bem simples para ajudá-las por meio de perguntas sobre o que elas têm ou querem ter na sua empresa. No final, a ferramenta vai dar uma visão geral do negócio, além de um plano de ação - explica Viviane.
A plataforma não foi lançada oficialmente, mas elas levaram o projeto para a Gramado Summit na busca de novos parceiros. O negócio ainda realiza ações sociais com prefeituras. Em 2025, capacitaram 30 mulheres em vulnerabilidade de Flores da Cunha.
Já o SouMei Delas é uma ferramenta criada a partir do Sou Mei, da empresa Financeiro Online, onde a CEO Talita Nunes percebeu a dificuldade entre as empresárias no pagamento dos Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), emissão de notas e gestão do negócio.
- Geralmente, é preciso ir em dois sites diferentes para emitir uma DAS e uma nota fiscal, então decidimos reunir tudo em um só lugar: no app SouMei Delas. Na ferramenta, também será possível fazer a gestão do negócio, analisar rendimentos e conferir o lucro e as despesas - detalha Talita.
O aplicativo foi lançado na Gramado Summit. O evento foi escolhido como porta de entrada, na intenção de conseguir atrair investidores para também trabalhar com uma segunda frente do app: a consultoria.
Mães que fazem acontecer
A capacitação de mulheres no mundo empresarial é algo cada vez mais presente. Desta forma, a Sicredi Pioneira decidiu colaborar, mais especificamente com mães em vulnerabilidade social que decidem empreender.
O programa Mães que fazem acontecer funciona com turmas pequenas, de até 10 pessoas, onde as participantes recebem conteúdos como gestão, marketing digital e mentorias. _
Nenhum comentário:
Postar um comentário