
Começa a corrida pelo Palácio Piratini
Caso alguém ainda não tenha percebido, a eleição de 2026 já está em pleno curso no Estado. A intensa movimentação saiu da coxia e foi para o palco, com ao menos quatro postulantes ao Piratini se exibindo aos holofotes 14 meses antes do período oficial de campanha.
No sábado, o MDB lançou oficialmente a pré-candidatura de Gabriel Souza num evento para 500 pessoas em Campo Bom. Se em 2022 Gabriel transitava pelas beiradas, agindo com discrição para convencer a base partidária a, pela primeira vez, abrir mão de candidatura própria e ficar com a vaga de vice de Eduardo Leite, agora é ele quem dita o rumo e o ritmo da legenda. Mais 10 eventos regionais serão realizados até o final do ano, encerrando com um congresso estadual em Porto Alegre, em novembro.
No PL, Luciano Zucco não fica para trás. O deputado reuniu apoiadores e aliados em uma churrascada em Porto Alegre no final de semana passado e na quarta-feira anunciou sua pré-candidatura ao lado de Jair Bolsonaro. Com o aval do ex-presidente, Zucco antecipa movimentos para tentar coibir o avanço de Gabriel sobre dois partidos que considera fundamentais, o PP e o Republicanos.
O PDT é menos intenso, mas também já realizou encontros regionais em Osório, São Jerônimo e Camaquã para testar o nome de Juliana Brizola. O próximo será em São Borja. Juliana liderou a pesquisa Quaest de fevereiro, com 19% das intenções de voto ao governo.
No PT, as atenções estão voltadas para a eleição do diretório estadual, em julho. A expectativa é de que Valdeci Oliveira vença no primeiro turno, fortalecendo a candidatura de Edegar Pretto a governador. Sem vitrine no governo federal, Pretto tem percorrido o Interior aos finais de semana. _
Governo quer agenda - tranquila até 2026
Se depender do governo Eduardo Leite, os deputados estaduais não votam mais nenhum projeto polêmico até o final do mandato. Faltando um ano e meio para o término da legislatura, o Piratini não quer criar cisões na base aliada.
Todos os esforços a partir de agora são para conduzir o consórcio governista, de preferência sem nenhuma defecção, para o palanque do vice-governador Gabriel Souza.
Na agenda do Piratini, há apenas três projetos importantes para serem votados até dezembro: a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o orçamento de 2026 e o Propag, esse último caso haja avanço na renegociação da dívida com a União.
Ou seja, são matérias ordinárias, meros compromissos formais, sem riscos de derrota nem desgaste. No ano que vem não deve ser diferente. _
Sinistro
Relator da CPI da Pousada Garoa, Marcos Felipi (Cidadania) apresenta seu relatório na próxima segunda-feira, dia 23. O trabalho será centrado em quatro frentes: responsabilidades, segurança, fiscalização da prefeitura e soluções para evitar que algo semelhante se repita. Com a experiência de mais de 50 CPIs em oito mandatos parlamentares, o vereador Pedro Ruas (PSOL) está contente com o resultado. Todavia, deve apresentar um relatório paralelo caso Felipi não pese a mão nos pedidos de indiciamento. _
Conta de chegada
A chegada de Onyx Lorenzoni ao PP está levando muita gente à calculadora no partido. Há um forte otimismo na ampliação da bancada federal, porém é quase consenso que algum graúdo vai sobrar.
Além dos três deputados atuais, Afonso Hamm, Covatti Jr e Pedro Westphalen, devem concorrer à Câmara o próprio Onyx, o senador Luis Carlos Heinze, o deputado estadual Frederico Antunes e Any Ortiz, prestes a desembarcar do Cidadania. _
BARULHO
Azarão na disputa pelo comando do PT gaúcho, Thiago Braga tem fustigado a cúpula partidária ao pautar temas como o enfraquecimento da sigla no Interior. O incômodo maior, porém, é com a insistência com que Thiago defende uma guinada ao centro, sugerindo inclusive apoio a Juliana Brizola na disputa pelo Piratini em 2026. Se depender dele, o PT pela primeira vez abre mão da cabeça de chapa, uma heresia para a massa petista.
Está cada vez mais acirrada a disputa no PP para ver quem vai ser candidato a vice. Silvana Covatti ainda é a favorita, mas Ernani Polo intensificou o lobby em nome próprio.
Rumos distintos
Eduardo Leite deve ir a Lisboa e Paris, em julho, em nova missão oficial. Já Gabriel Souza a partir de agora só viaja pelo interior do Estado. _
O Cpers tem audiência com Eduardo Leite em 27 de junho. Na pauta, reajuste de 14%, concurso e melhorias no IPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário